Diferenças entre tecidos para vestido de Noiva

Você já escolheu seu vestido de noiva? Quais critérios você usou para essa escolha?

Eu já fiz a minha escolha, tenho o modelo, o tecido (renda) e todos os detalhes que considero importantes e que fazem parte da minha personalidade. Confesso que essa tarefa não é fácil, foram horas, dias, meses na internet pesquisando modelos, o que combina com o que, qual tecido fornece mais caimento ao corpo, e o que combina com casamento no campo e diurno... De lá pra cá foram tantas inspirações, que devo ter trocado de modelo pelo menos 5 vezes, mas agora já tem um bom tempo que estou determinada a um modelo maravilhoso. Agora é ter a santa paciência de colocar o sonho em prática e vendo-o tornar realidade passo a passo, nas mãos de uma boa costureira.

Para quem ainda não escolheu seu vestidón e está indecisa em qual tecido usar, olha essas dicas bacanas que a estilista Fafi Vasconsellos publicou:


 “Tecidos são compostos por fibras, que podem ser naturais (seda, algodão, linho), sintéticas (poliéster, poliamida, elastano) ou artificiais (acetato e viscose)”. 



  • 1
    Rendas
    De acordo com a estilista Fafi Vasconcellos, “existem diferentes tipos de renda e cada uma conta com um caimento específico. A chantilly, por exemplo, é mais leve. Renascença e soutache são mais armadas. A escolha vai depender muito do efeito desejado no vestido, mas a renda point d'esprit, aquela com pequenas bolinhas, está entre as queridinhas das noivas”.
  • 2
    Tule
    É um tecido com trama mais aberta, semelhante a uma colmeia. O tule do tipo francês é o único que possui brilho. “Os tules que têm a composição de poliamida ou poliéster são usados para saias mais amplas e armadas, estilo bailarina, e também nos véus. Já o tule de seda tem o caimento mais delicado e não arma, podendo ser utilizado em vestidos mais fluidos”, diz Fafi.
  • 3
    Musseline
    “É um tecido transparente bem levinho, usado para modelos com drapeados bem pequenos ou saias esvoaçantes”, explica a estilista.
  • 4
    Organza
    “A organza é transparente e tem caimento levemente armado”, explica a estilista. O tecido não é indicado para quem deseja um modelo mais fluido, como os vestidos indicados para casamentos na praia.
  • 5
    Gazar
    Se você procura um vestido com saia de princesa, esse tecido pode ser uma opção. Segundo Fafi, “o gazar é transparente e bem encorpado. É ideal para vestidos com saias bem armadas e volumosas”.
  • 6
    Cetim
    O cetim conta com certo brilho e, segundo Fafi, o tecido possui diferentes espessuras: “O mais leve usamos para drapear ou fazer um vestido mais esvoaçante e lânguido, já o tecido de gramatura mais pesada é ideal para saias mais encorpadas e armadas, estilo princesa. Sem dúvida, o caimento do cetim de seda é mais natural e delicado quando comparado ao sintético”.
  • 7
    Zibeline
    O zibeline é tradicional e possui brilho delicado e acetinado. “Ele é levemente armado, ideal para vestidos com saias amplas e tops estruturados”, orienta a estilista.
  • 8
    Chiffon
    “Tem a leveza da transparência, mas possui caimento com certo peso. É indicado para vestidos mais fluidos e lânguidos e saias rodadas”, recomenda a estilista.
  • 9
    Tafetá
    “É um tecido quase fosco e costuma ser usado para dar bastante volume nas saias do vestido, mas também cai bem quando drapeado. O tafetá é recomendado para modelos com saias amplas e tops estruturados”, explica Fafi.
  • 10
    Crepe
    Se você busca saias armadas e vestidos estruturados, este não é o melhor tecido. O crepe não possui brilho e, de acordo com a estilista, “é indicado para modelos mais fluidos e saias rodadas”. 

Fonte: Aqui


Modelos da estilista Fafi Vasconsellos




Beijos da flor!

14 comentários:

Gessica Morais (Kinha) disse...

São tantos tecidos para esolher..
Um mais lindo que o outro..
Mas eu sou apaixonada mesmo é por tule e renda!
Beijo

N.i.s.e disse...

Quero so ver qdo chegar minha vez...vou ter trabalho tbm,rs
bjo

Francine Tribes disse...

Nossa... quantos tecidos diferentes! E o toque deles também muda muito de um pra outro, né? Não só o caimento...
Beijocas

Azevedo Amorim disse...

Amei o último vestido, apesar de não gostar muito desse tipo, ficou bem lindão hein!
Mas pra mim não tem jeito, é tule e renda, os escolhidos para o meu bonitão *-*

quero apagar disse...

Tule e renda meus queridinhos!!!

Bjussssss

http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Cada um tem seu charme...mas amooo renda e tule...

bjos

Unknown disse...

eu tinha tantos modelos de vestidos que acabei pegando detalhes de vários pra fazer 1. rsrs
Minha renda foi a chantilly por isto conseguimos aquele caimento na calda...
Ai q saudades do meu vestidón!


http://socorrocasamos.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Oi Elaine lindona!!!! Que saudades de vir aqui, estou sem notebook amiga, e acabei emprestando um rapidinho pq não aguento de saudade, espero que tudo se resolva logo!
Vim te agradecer pelo comentário lindo que deixou pra gente, fiquei imensamente feliz e emocionada! Muito obrigada mesmo viu??? Desejo tudo em dobro pra vocês!

um beijo enooooorme

amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

Unknown disse...

Amiga acabei de ler teu comentário, MUITO OBRIGADA! Fico tão feliz de ter pessoas como você que se alegra junto comigo e torça junti tbm! Obrigada por todo carinho viu, por todas as palavras!!! Vc já é muito especial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

*------*

Bruna Worspite disse...

Adorei a dica flor.

O meu vestido foi uma completa aventura, ganhei ele em um sorteio, escolhi e quando chegou não gostei nadinha, mas ai graças a Deus eu tenho uma tia maravilhosa, que fez o seu vestido de casamento, e ficou perfeito!!
E nisso ela me deu de presente o vestido, faz questão dela mesma fazer, e semana passada eu defini o modelo finalmente e fomos ver se compensava alugar ou fazer. E no final fazer sai mais barato mesmo, e ai compramos os tecidos.
O vestido pronto é todo de cetim, mas ai ele colocará uma renda francesa por cima, o que o deixou simplesmente maravilhoso.
Enfim, achei essa combinação perfeita pra mim! rs

Desculpe o texto grande!
Torcendo pra vc achar uma costureira boa!

Bjss

~ Blog: Vida de Noiva
~ Produtos de CasamentoClique Aqui
~ Sorteio com 3 Prêmios: Clique Aqui


Tarci disse...

Dificil escolher né? rsrs

Linda, to passando pra dizer que estou com uma super novidade no blog que todas as noivinhas e não noivinhas da blogsfera vão adorar! Quer conferir?
Beijos querida :)

eladenoiva.blogspot.com.br

Pâmela Suélen Padilha Schörner disse...

Adorei o post flor!!!

Beijocas!!!

Unknown disse...

Vou ficar craque em tecido para vestidos e noivas rsrsrs lendo cada post.

abraços


http:marciaejandreson.blogspot.com

Unknown disse...

Sou apaixonada por vestidos de renda com tule... Amo renda sempre.. e vestidos de festa com os dois ficam perfeitos!

Beijos

Elaine de Souza © Copyright 2013. Layout por Nossarte Design I Desenvolvido por Vivi Art’s Design.