Como calcular o tamanho ideal para seu bolo de casamento?


Bom dia flores!

Fonte: Google


Depois de ter falado sobre meu bolo de casamento aqui, hoje venho trazer para vocês um jeitinho de calcular o tamanho certo.
Acredito que essa questão não preocupa somente a mim, mas todas as noivinhas que pretendem oferecer um bolo a seus convidados. Seja em um coquetel, um almoço ou jantar.
Então a primeira coisa a se pensar é... definir o tipo de recepção que vão oferecer.

Geralmente o bolo é a sobremesa principal do evento, mas também temos que levar em conta que provavelmente terão outros tipos de doces que antecedem o bolo.

Para entender melhor, vamos aos detalhes:

Almoço ou Jantar - Para estes eventos que são servidos diversos doces e depois o bolo, podemos considerar o total de fatias em 50% ao número de convidados, ou seja, 300 convidados serão 150 fatias de bolo servidos tranquilamente.

Coquetel ou somente Bolo e Champanhe - Neste caso não se serve doces, sendo a principal sobremesa o Bolo. Então podemos considerar a mesma quantidade de pessoas para a quantidade de fatias, ou seja, 300 convidados, serão 300 fatias de bolo.

Definido o tipo de recepção, e agora Elaine??

Agora vamos calcular o tamanho ideal do bolo, e qual forma usar?
Achei essa tabelinha na internet que acredito esclarecer muito pra nós noivas leigas no assunto..rs

Formato
Tamanho (cm)
No. De Fatias
Redonda
15
12
20
24
25
38
30
56
35
78
40
100
Quadrada
15
18
20
32
25
50
30
72
35
98
40
128
Coração
15
14
20
22
25
38
30
56
35
72
40
94
Pétala
15
8
30
40
38
64
Hexagono
15
12
22
26
30
40
38
70
Altura ideal: 8 a 10cm
Fonte: http://www.wilton.com/cakes/making-cakes/baking-wedding-cake-2-inch-pans.cfm

Temos também a opção de calcular por kilo, cada fatia equivale de 80g a 100g. Neste caso também pode variar de acordo com o tipo de recepção.

Vamos então considerar que para 100 convidados serão:

- 8 quilos de bolo em caso de jantar;
- 10 quilos se for servido apenas um coquetel;
- 15 quilos de bolo em caso de churrasco. 


Então meninas, esclareceu um pouquinho a questão do tamanho ideal para o bolo?? Espero que sim.


Beijos da Flor!


8 comentários:

Sol Balbino disse...

Deixei essa parte do tamanho do bolo por conta da acessora pq eu não consigo imaginar quanto bolo se come. Mas ela mandou fazer quase isso que você falou para cada 100 pessoas só um pouquinho a menos de bolo. Bj

Nise disse...

Fiquei super em duvida no meu noivado e calculei mais ou menos assim ,como esta na tabela e deu certo
bjo

Pri disse...

Adorei as dicas e essa é uma duvida que fico sempre quando vou comprar bolo, mas calculando 100g por pessoa da certinho!

Beijos

Carol Bamonde disse...

Ihhh, complicado essa coisa de tamanho do bolo né!? rs
Flor, quando vais er seu casório??
Bjinhus

eleperguntoueeladissesim disse...

Muito legal essa tabelinha Elaine..brigada flor.
Beijinhos

Géssica (Kinha) disse...

Que dicas legais floor..
parabeeens!

;)

Priscilla disse...

Adorei o post, super útil!!!
Bjs =^.^=

Gabi disse...

Ótimo post, querida!
Adorei! Agora fiquei mais tranquila em relação ao tamanho do meu bolo!
Obrigada
Bjos

Elaine de Souza © Copyright 2013. Layout por Nossarte Design I Desenvolvido por Vivi Art’s Design.