{Bom relacionamento} Em qual categoria você está?


Bom dia minhas flores e cravos, tudo bem?

Todas queremos ter o melhor relacionamento possível, mas para isso tem que haver muita compreensão, renuncia, doação e principalmente DEUS como centro de tudo.

Esses dias estava lendo uma matéria e achei interessante trazer pra vocês. Fala sobre os segredos mais bem guardado dos casais que dão certo.

Trouxe somente um trecho, mas você pode conferir toda matéria no site da Exame, clicando Aqui

Leia com carinho, vale a pena!



A categoria da qual você faz parte - doadora, trocadora e tomadora - pode muito bem determinar o êxito e a felicidade de seu relacionamento


Os doadores são pessoas cuja motivação principal é cuidar de outros, velar para que outros fiquem bem e contribuir para outros e para a sociedade. Num relacionamento, estas são as pessoas que estão sempre pensando em presentes para seu parceiro, que levam os interesses do parceiro em consideração e que vivem pensando "o que mais posso fazer por você?".
São pessoas fantásticas. Como Grant menciona no livro, todo o mundo gosta de ter doadores em volta, porque estes sempre gostam de contribuir e de pensar nos outros. Eles enxergam o relacionamento como oportunidade de dar e de cuidar.
Quando são infelizes no relacionamento, os doadores muitas vezes acabam pensando que há algo de errado com eles. São eles os que pensam que não são amáveis o suficiente ou bons o suficiente, porque -- em vez de colocar a culpa no parceiro -- eles assumem a responsabilidade pessoal de fazer o relacionamento funcionar. Se não receberem o apoio de que necessitam do relacionamento, podem acabar por sentir-se sugados e exauridos.
Os trocadores tendem a manter uma folha de balanço num relacionamento. Quando eles dão, o fazem com a expectativa de receber algo em troca. Quando recebem algo, sentem que precisam dar alguma coisa de volta.
Os trocadores são aqueles que "fazem as contas" e enxergam os relacionamentos um pouco como se fossem transações comerciais. São eles as pessoas que têm mais chances de dizer coisas como "eu fiz isso por você, mas você não fez aquilo por mim", ou "você pagou por isto, então eu pagarei por aquilo".
Os tomadores são exatamente isso: pessoas que tomam. Geralmente tratam as pessoas bem se e quando essas pessoas podem ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Grant chama a atenção para um fato interessante: à primeira vista, eles muitas vezes aparentam ser as pessoas mais encantadoras e carismáticas. Sabem como seduzir e como atrair as pessoas de modo geral, mas, por baixo da superfície, o que os motiva de fato é o esforço para satisfazer suas próprias vontades. É possível reconhecer um tomador porque ele costuma tratar mal as pessoas que acredita que não tenham utilidade para ele.
Você sabe que está num relacionamento com um tomador quando se sente totalmente sugado, quer seja de dinheiro, afeto, tempo ou outra coisa. Uma vez que o tomador tenha arrancado de você tudo o que ele queria, você pode ser relegado à esfera desimportante da vida dele. O foco principal do tomador é sobre ele próprio.
Quem é o mais bem-sucedido e quem é o menos?
Grant chama a atenção para um fato fascinante sobre quem, entre esses três estilos, é o mais feliz e o mais bem-sucedido: o doador. E o tipo menos bem-sucedido? Também é o doador. Por quê? Os doadores que aprendem a orientar-se bem em um mundo que inclui trocadores e tomadores se saem muito bem.
E você, em qual categoria se encaixa melhor?
O texto chama atenção para uma reflexão, não é mesmo? Leia a matéria completa, vale a pena. Espero que tenham gostado.
Beijos da Flor!



6 comentários:

Gessica Morais (Kinha) disse...

Otimo texto amiga!
Beijo
;)
www.umalindapromessa.com

Giovana Souza disse...

Me vejo como doadora

Unknown disse...

Creio que sou doadora,putz sou muito exigente comigo mesma,me culpo por algo que dá de errado em meu relacionamento..bem eu mesmo..

beijos

Nathali Nunes disse...

ótima reflexão!

N.i.s.e disse...

Muito interessante este texto..otimo post
bjo

Unknown disse...

Ótima reflexão! Beijo :)

fernandaeadenilson.blogspot.com.br

Elaine de Souza © Copyright 2013. Layout por Nossarte Design I Desenvolvido por Vivi Art’s Design.